Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Colaboração - cidade de origem
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
9 resultado(s)
1
Resumo

Esse projeto busca analisar os esforços e resultados em igualdade de gênero nos diálogos de Ciência, Tecnologia e Informação (CTI) na África. Para isso, ele segue a estratégia da União Europeia, adotada pela iniciativa Gender STI, considerando que a África é sub-representada no consórcio. A pesquisa também pretende preencher uma lacuna existente no campo, que é a falta de estudos sobre o Sul Global (SG) e sua Diplomacia Científica e da Inovação (DC&I). Serão utilizados dados primários para a análise da National Research Foundation (NRF) e entrevistas com stakeholders proeminentes da área. Nesse cenário, esse estudo contribui para expandir a cooperação entre o Brasil e outros países do Sul Global, especialmente a África do Sul. (AU)

Resumo

Este projeto visa analisar o uso da crítica não-vinculante (shaming) pelas missões de observação eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA). A pesquisa reconhece a existência do dilema do observador e busca elucidar as variáveis involvidas no processo decisório sobre como comunicar os achados da equipe de observação. A critica não vinculante a governos e estados para promoção de Direitos Humanos foi identificada e analisada pela literatura em busca de resultados empíricos. Como direito político previsto no Direito Internacional e em diferentes sistemas regionais, a integridade eleitoral compartilha das ferramentas para promoção democrática apontada pela literatura, entre elas a crítica não vinculante - cujo uso precisa ser melhor compreendido. (AU)

Resumo

A década de 1990 trouxe uma mudança na interação da sociedade brasileira com questões de política externa. Temas como a intensidade e a extensão do envolvimento brasileiro no exterior começaram a despertar maior interesse entre formadores de opinião e organizações sociais. Poucos anos depois, durante o governo Lula, estabelecer uma ordem sul-americana sob liderança brasileira tornou-se um elemento prioritário. No entanto, a opinião pública brasileira não parece apoiar o papel de paymaster do país regionalmente. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo verificar como a opinião pública nacional e a regional percebem as ações do Brasil nos processos de integração sul-americanos. Os principais bancos de dados utilizados para desenvolver esta proposta de pesquisa vêm do projeto Las Américas y el Mundo, realizado em sete países sul-americanos e no México. As bases de dados do segmento brasileiro do projeto permitirão a análise comparativa das diferentes percepções da opinião pública sobre questões de política externa. Dois surveys foram aplicados em momentos cruciais para a análise aqui proposta. Devido aos anos de aplicação, as informações do primeiro survey possibilitam a compreensão das visões da opinião pública sobre a ação regional do Brasil durante o governo Lula (2003-2010), enquanto a segunda edição da pesquisa permite a mesma avaliação, vinda do primeiro mandato do governo Dilma (2011-2014).

Resumo

Este projeto apresenta o plano de trabalho para Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior, a ser realizado na Universidad San Andrés em Tigre, Buenos Aires, Argentina. O objetivo principal do Estágio é possibilitar investigação in loco para a pesquisa de mestrado contemplada pelo Processo 2016/1012-3. A política migratória argentina passou por importantes transformações entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000. Embora haja um grande volume de comparações entre o teor da normativa antiga e da atual, ainda há poucas análises mais substanciais acerca dos processos políticos envolvidos nesta transição. O intuito desta pesquisa, neste sentido, é destacar a política migratória como política externa e, como tal, investigar os mecanismos de sua formulação. Para isso, devem-se considerar as diferentes tendências, sistêmicas e domésticas, que constrangem os policymakers, tanto do Executivo como do Legislativo, na formulação da estratégia de inserção internacional do país. Além destes fatores, também se deve levar em consideração as pressões, por vezes contraditórias, exercidas pela sociedade civil organizada, e pelos meios de comunicação e opinião pública. O Estágio de Pesquisa no Exterior visa fornecer a possibilidade de estar em contato direto com recursos, materiais e pessoal envolvidos ou especializados neste tema. A metodologia de pesquisa será composta por levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semi-estruturadas, e análise de dados de opinião pública. (AU)

Resumo

De acordo com várias tradições teóricas em Relações Internacionais (RI), regiões do mundo são cruciais para elaborar explicações a respeito de interações entre Estados soberanos. No entanto, em geral a disciplina ignora a hipótese plausível de que dinâmicas de poder regional possam estar na origem do comportamento de Estados no plano global. Em vez disso, a pesquisa em RI tende a empregar apenas um modelo binário de análise, considerando apenas dois níveis (doméstico e internacional). À luz dessas limitações, proponho que se deve considerar a existência de um terceiro nível-uma arena de poder regional, a qual, embora seja geralmente ignorada em teorias de RI e Análise de Política Externa, acaba por moldar a ação de tomadores de decisão e atores não-estatais no plano doméstico a respeito de seus interesses internacionais. Portanto, argumento que o nível regional tem precedência sobre a dinâmica de poder nos níveis doméstico e global-composto por Estados localizados fora do complexo regional de poder. Com base em debates derivados de teoria social e a escola construtivista de RI, argumento que tais níveis de análise podem ser definidos como campos-ou seja, arenas de poder. Assim, o modelo analítico que procuro desenvolver para incluir o "terceiro nível" tem como base a teoria de campos e será elaborado com base numa comparação entre Brasil e Índia e seus respectivos ambientes regionais (América do Sul e Sul da Ásia, respectivamente). A hipótese inicial é que as experiências de integração regional moldam as percepções de grupos de interesse domésticos em relação ao comércio global. No caso de Brasil e Índia, isso levou seus respectivos negociadores a adotarem estratégias divergentes em política externa comercial. Nos anos 1990, após a formação do Mercado Comum do Sul (MERCOSUR), a agricultura brasileira adquiriu maior competitividade, enquanto a indústria acostumou-se a uma liberalização restrita aos vizinhos, principalmente a Argentina. A Índia, por sua vez, formou parcerias relativamente incipientes naquela década com seus vizinhos, por meio da Associação do Sul da Ásia para a Cooperação Regional (SAARC). Assim, agricultores continuaram com demandas protecionistas, enquanto as manufaturas, expostas à competição extrarregional-sobretudo do Leste Asiático-, tiveram de se adaptar à liberalização. Consequentemente, nas negociações multilaterais da Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) nos anos 2000, a diplomacia brasileira defendeu a liberalização de mercados agrícolas, enquanto negociadores indianos mantiveram-se predominantemente protecionistas. (AU)

Resumo

Esta proposta de pesquisa é um desdobramento do projeto de pesquisa de doutorado aprovado previamente pela FAPESP. A intenção desta proposta é delinear um dos objetivos específicos da tese, defendendo que sua consecução deva ser feita em estágio no exterior. O principal objetivo da pesquisa a ser conduzida no exterior é identificar, definir e analisar as ferramentas usadas pelos estados para fortalecer e implementar estratégias de Diplomacia Científica (DC), que podem ser entendidas como os processos pelos quais os estados representam a si próprios e seus interesses na arena internacional em termos de áreas do conhecimento. A pesquisa terá como foco os Estados Unidos e países selecionados da Europa, desde o início da Guerra Fria, nos anos 50, quando diversos conflitos existiam, ou seja, havia muito espaço e motivos para a utilização de Ciência e Tecnologia (C&T) como uma ferramenta de aproximação entre os países. A hipótese é que o grau de desenvolvimento da C&T está relacionado à variedade de ferramentas de C&T usadas nas políticas externa como soft power. Países com maior excelência em C&T, como os Estados Unidos e o Reino Unido, usam um número maior de ferramentas em suas estratégias para a DC e determinam estas estratégias baseando-se em questões multilaterais. O projeto consiste em um estudo qualitativo e seu desenho de pesquisa possui dois elementos: um descritivo e um comparativo. A pesquisa contará como métodos, com uma extensa revisão da literatura, bem como com análise de documentos de arquivos históricos e tabelas verdade produzidas de acordo com o método Qualitative Comparative Analysis. (AU)

Resumo

A crescente relevância regional e internacional brasileira é inegável. Porém, não existe um estudo sistemático que tenha analisado como essa ascensão tem impactado na opinião pública latino-americana e como a comunidade acadêmica internacional tem abordado essas questões. Nesta proposta de pesquisa, a ser realizada no King's College London entre setembro de 2015 e agosto de 2016, tentarei responder: (a) onde encontram-se as percepções da opinião pública latino-americana a respeito da crescente influência regional brasileira; e (b) como o campo de estudos brasileiros tem abordado esse tópico durante os últimos dez anos. Para meu primeiro objetivo irei utilizar os dados coletados pelo projeto "As Américas e o Mundo: Opinião Pública e Política Externa" nas edições 2010-2011 e 2015. Para a segunda questão aplicarei uma análise quantitativa de texto de todos os artigos acadêmicos que utilizaram o Brasil como caso de estudo durante o período mencionado. Finalmente irei comparar as duas análises para observar se as percepções da opinião pública estão em consonância com as da comunidade acadêmica internacional.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é compreender como são formadas as preferências da opinião pública em comércio internacional para além de questões relacionadas aos fatores de dotação econômicos (endowment factors), hipótese intensivamente testada nos estudos de economia política internacional. Três ordens de fatores "não-econômicos" receberão atenção especial no estudo, quais sejam, percepções sobre equilíbrio de poder (ordenamento do poder mundial), questões normativas (respeito aos direitos humanos) e ideologia (alinhamento automáticos/xenofobia). Trata-se de tentar compreender qual o peso específico desses fatores (não-utilitários) na formação de preferências sobre intercâmbio comercial e formação de acordos comerciais interestatais. O foco específico incidirá, portanto, sobre percepção e atitudes dos entrevistados sobre comércio internacional. Pretende-se conduzir um survey de opinião no Brasil e nos Estados Unidos. A parceria estabelecida entre o Caeni/USP, do qual sou pesquisadora, e a School of Public and International Affairs (SPIA) da North Carolina State University (NCSU) confere viabilidade à proposta. Este projeto faz parte da solicitação de bolsa de pesquisa no exterior. Já tenho aprovada minha estadia na NCSU para o período de janeiro a junho de 2013, para o desenvolvimento desta pesquisa, com enfoque para o aprendizado de nova metodologia de pesquisa. (AU)

Estrutura institucional e processos decisório no Mercosul

Processo:09/53347-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência: 08 de janeiro de 2010 - 07 de março de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Janina Onuki
Beneficiário:
Pesquisador Anfitrião: Fernando Rodrigo
Instituição-sede: Instituto de Relações Internacionais (IRI). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Málaga (UMA) (Espanha)
Assunto(s):InstituiçõesMercosulParlamento
Resumo

O objetivo desta proposta é estudar o processo de integração do Mercosul, em particular a evolução do Parlamento do Mercosul (PARLASUL), do ponto de vista da sua estrutura institucional e do seu processo decisório. A criação do Parlasul traz uma inovação ao processo de integração sul-americano, à medida que incorpora representações dos países eleitas através do voto direto. Trata-se de analisar não apenas o processo eleitoral, mas o impacto que terá a estrutura de representação sobre o processo decisório. Tendo como parâmetro comparativo a experiência da União Européia (UE), já bastante mais avançada, buscar-se-á compreender como o desenho institucional do bloco serviu para atenuar interesses divergentes entre os países membros; Com este projeto, venho pleitear uma bolsa de pesquisa no exterior, para o período de dois meses (janeiro e fevereiro de 2010), junto ao Departamento de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Autônoma de Madrid (UAM). O projeto encontra-se na versão em espanhol, pois está no original apresentado para a UAM. (AU)

|
9 resultado(s)
1
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção